Operação “Asas Livres” do BPMA apreende 69 pássaros silvestres no Norte do estado

Operação “Asas Livres” do BPMA apreende 69 pássaros silvestres no Norte do estado

Nessa segunda-feira (21), em execução da operação “Asas Livres”, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram a apreensão de 69 pássaros silvestres no norte do Estado. A operação fez parte do plano estratégico da 2ª e 3ª Cia do BPMA.

Em um ponto de fiscalização, em São Mateus, foram apreendidas 21 espécies de pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro sem os devidos registros junto ao órgão licenciador. Ao todo, foram apreendidos 17 canários da terra, quatro coleiros, 13 gaiolas e dois alçapões.

Operação “Asas Livres” do BPMA apreende 69 pássaros silvestres no Norte do estado

Em outro ponto fiscalizado, localizado em Barra de São Francisco, foram apreendidas 27 espécies de pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro irregularmente, sendo 18 coleiros, seis canários da terra, dois Tizius e um Bigodinho, além de 23 gaiolas de madeira e um alçapão.

Já no terceiro setor de fiscalização, no distrito de Governador Lindemberg, foram realizadas diligências em cinco endereços distintos, sendo apreendidos 21 pássaros pertencentes à fauna silvestre brasileira que estavam aprisionadas sem autorização dos órgãos ambientais. No total foram 15 coleiros, dois curiós, dois cardeais e dois sabiás, além de 20 gaiolas de madeira.

Os infratores se comprometeram a comparecer ao juizado especial criminal, por meio da lavratura do termo circunstanciado, para dar prosseguimento a responsabilização pelo delito cometido.

Todos os animais serão entregues na reserva biológica de Sooretama, para acolhimento e readaptação e/ou reintrodução ao habitat natural. Os materiais apreendidos também serão entregues para depósito e destruição, a serem realizados pelos agentes ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

O BPMA continuará intensificando a fiscalização em toda sua extensão de atuação, de forma a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado para o bem estar das presentes e futuras gerações.