error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Operação Átria: Em três semanas, 4.255 pessoas foram presas por crime contra a mulher no País


 

Operação Átria: Em três semanas, 4.255 pessoas foram presas por crime contra a mulher no País 1

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou, nessa terça-feira (21), o balanço parcial da Operação Átria, deflagrada em 27 de fevereiro. Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e articulada com as secretarias estaduais de segurança com liderança situacional das Polícias Civis de todo Brasil, a Operação visa combater a violência contra a mulher

Segundo o balanço, em todo país, 4.255 pessoas foram presas por crimes contra a mulher, sendo 3.598 prisões em flagrante, 7.276 denúncias apuradas, 23.963 diligências policiais contabilizadas e 23.963 vítimas atendidas. Foram também solicitadas 20.540 medidas protetivas, 767 retiradas de pertences e 2.034 palestras realizadas.

A Operação Átria é realizada pelas Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal e, em algumas federações, conjuntamente com as polícias militares, como no Estado do Espírito Santo. Ao todo, ocorreram diligências em 2.911 cidades do país, o que representa mais da metade do território brasileiro.

Durante um Encontro Nacional das forças de segurança que atuam no enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Ministério da Justiça e Segurança Pública, esteve presente a titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), delegada Cláudia Dematté, que coordenou a Operação no Estado do Espírito Santo, oportunidade que foi escolhida pelo Ministério da Justiça para representar os estados da Região Sudeste na Coletiva Nacional sobre os dados parciais da Operação Átria.

Segundo a delegada, o Espírito Santo, por meio das ações da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, com o Projeto Itinerante da DIV-DEAM, foi destaque nacional na Operação Átria, tanto em ações de repressão quanto de prevenção.

“O destaque do Espírito Santo na Operação Átria é fruto do trabalho extremamente engajado e comprometido da Equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, suas Delegacias Especializadas e Núcleos Especializados da Região Metropolitana e do interior do Estado, onde delegados, escrivães, investigadores, agentes, assistentes sociais e psicólogas, de forma integrada com a Coordenação da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, estão trabalhando com todo afinco para o enfrentamento à Violência Contra a Mulher em nosso Estado”, destacou a Delegada Cláudia Dematté.

“Foi uma honra representar os Estados da Região Sudeste na Coletiva Nacional do Ministério da Justiça na divulgação parcial dos dados da Operação Átria. Os quatro estados da região Sudeste tiveram excelentes resultados na Operação, realizando ações de repressão e prevenção “, concluiu Cláudia Dematté.

A Operação será finalizada na próxima semana, quando serão divulgados os dados finais em âmbito nacional, e os dados específicos por cada Unidade da Federação.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe