er

Operação Caminhos Seguros alcançou mais de 26 mil pessoas no Espírito Santo

Postado em 26 de maio de 2023


Operação Caminhos Seguros alcançou mais de 26 mil pessoas no Espírito Santo 1
Operação Caminhos Seguros desenvolveu ações em 26 municípios capixabas. Foto/es.gov

 

A Operação Caminhos Seguros, realizada entre 02 e 18 de maio de 2023 em todo o Brasil, alcançou 26.485 pessoas no Espírito Santo. O número refere-se à quantidade de pessoas que receberam palestras e orientações em abordagens realizadas pelas forças de segurança do Estado em pontos de blitz, ruas, comércios e postos de combustível. O objetivo das abordagens foi difundir informações sobre o enfrentamento à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

As orientações também foram direcionadas ao público jovem. Equipes de policiais ministraram palestras sobre a temática de violência e exploração sexual contra as crianças e adolescentes para 11.706 estudantes capixabas. Durante as palestras escolares, foram identificados possíveis casos de crianças e adolescentes que teriam sido vítimas de violência sexual e 19 menores, entre adolescentes e crianças, receberam atendimento psicossocial.

Em âmbito nacional, a Operação Caminhos Seguros foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No Espírito Santo, a coordenação ficou a cargo da pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), através da Gerência de operações Integradas (Geopi), e integrou Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As ações se desenvolveram em 26 municípios capixabas. Além das abordagens educativas, os policiais realizaram fiscalização em hotéis, pousadas e similares, averiguaram denúncias e efetuaram prisões.

Prisões

Durante a Operação 17 pessoas foram presas, sendo nove em flagrante e oito por cumprimento de mandado de prisão. As equipes fiscalizaram 121 estabelecimentos e apuraram 63 denúncias.

No dia 05 de maio, a Polícia Militar prendeu um cabo da PM reformado, após receber denúncias de que ele teria molestado uma criança de 10 anos. A prisão ocorreu em Alegre, depois que a mãe da vítima procurou a polícia relatando que a menina foi à casa de uma amiga brincar e retornou dizendo que o pai da amiga tinha apalpado seu corpo. O policial reformado foi conduzido à Delegacia Regional de Alegre, onde foi autuado em flagrante, sendo encaminhado ao Presídio Militar.

No dia 09 de maio, uma denúncia anônima levou a Polícia Civil a prender um homem de 26 anos no bairro Itapoã, em Vila Velha. Ao verificar a denúncia, que relatava possível prática de exploração sexual de adolescentes, os policiais descobriram que o detido mantinha uma casa de prostituição e que uma adolescente de 16 anos estava sendo explorada sexualmente. O homem foi autuado em flagrante por corrupção de menor e por manter estabelecimento destinado à exploração sexual, sendo encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.


Deixe sua Opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe