Operação Estado Presente prende 26 pessoas e apreende seis armas de fogo na região noroeste

Operação Estado Presente foi deflagrada em vários municípios por policiais militares e civis

 

Policiais militares e civis realizaram, nessa quarta-feira (10), a quinta fase da Operação Estado Presente. As ações aconteceram na região noroeste do Estado e, ao todo, 26 pessoas foram presas em cumprimentos de mandados e em flagrante.

A operação contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, que participou de policiamento ostensivo no município de Pinheiros, acompanhado dos comandantes locais. O objetivo da ação é aumentar a sensação de segurança para a população local.

Em Colatina, um indivíduo foi detido pelo descumprimento de medida protetiva de urgência. Já em Ecoporanga, foram realizadas cinco prisões, sendo quatro por homicídio e uma por estupro.

No município de Barra de São Francisco, as equipes prenderam três pessoas pelo crime de homicídio. Uma arma de fogo calibre .38 e munições também foram apreendidas. Em Pancas, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Ao todo, mais de 230 policiais militares e civis foram empenhados na operação. O secretário Alexandre Ramalho destacou o empenho dos policiais da região e ressaltou a integração importante para melhores resultados.

“Conseguimos retirar homicidas, armas de fogo e outros criminosos de circulação. Esse é o objetivo da Operação Estado Presente e também do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que no seu eixo policial faz o monitoramento constante da criminalidade. A região noroeste é muito importante e sempre temos um olhar voltado para os municípios que apresentam alterados índices de violência. Esperamos aumentar ainda mais essa sensação de segurança das pessoas que residem nessa área e empenho não vai faltar desses excelentes policiais que ali atuam”, afirmou Ramalho.

Reunião integrada

Na manhã desta quinta-feira (11), o coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, o secretário de Estado Economia e Planejamento, Álvaro Duboc e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, conduziram uma reunião de alinhamento com os comandantes de área em Colatina.

No encontro foram apresentados os dados de cada município, resultados de produtividade e discutidas ações de auxílio e melhoria dos trabalhos de policiamento na região.

Segundo Duboc, em reuniões de alinhamento com os comandos das forças de segurança é feita a aproximação da gestão estratégica da área operacional. “Aprofundamos o conhecimento sobre desafios e iniciativas de cada Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) e, dessa forma, podemos revisar o planejamento do Programa Estado Presente em Defesa da Vida”, disse.