A participação dos atletas capixabas no segundo dia de competições dos Jogos Escolares daJuventude, o maior evento estudantil do país, que está sendo realizado em Fortaleza (CE), foimarcada por superações. Medalha de ouro e bronze foram conquistadas.
O primeiro ouro do Espírito Santo nesta edição chegou na luta olímpica. Adam de Morais, 14 anos,conquistou o primeiro lugar do pódio na categoria médio, na luta olímpica. Adam é aluno da EscolaEMEFIgnez Massad Cola”, de Guarapari.
O sonho do Adam é ser um grande lutador de MMA, e para isso ele se inspira no lutador José Aldo.  Além da luta olímpica, ele pratica jiu jitsu e muaythai. Com dedicação, ele treina todos os dias dasemana. “Essa competição foi muito importante pra mim. É a primeira vez que participo de umanacional, é uma experiência muito boa. Ano que vem sou juvenil, e quero voltar ainda melhor“,disse o medalhista. A última luta do capixaba foi contra um atleta de Sergipe.
No judô, o bronze ficou com Bruna Covre, 13 anos, do Colégio SESI, de Cariacica. Bruna lutou nacategoria super ligeiro e conquistou seu lugar no pódio. Na ginástica rítmica, as capixabasconquistaram a medalha de bronze na apresentação por equipes. A equipe era composta por LayzaTavares,12, da UMEF “Ilha da Jussara” – Vila Velha; Deborah Barbosa, 13, da EMEF Altair SiqueiraCosta – Serra;  Geovanna da Silva 13, da UMEF Vila Olímpica – Vila Velha; e Karolayne Guimarães,14, do Centro Educacional Conexão – Vila Velha.
Neste domingo (06) acontece o último dia de competições das modalidades individuais com mais chances de medalhas para o Estado.
A delegação capixaba embarca para Vitória na madrugada desta segunda-feira (07). Já na segunda (07) chegam a Fortaleza os representantes capixabas das quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei. As competições iniciam na terça (8).
Jogos da Juventude
Ao todo, 3.800 alunos de todas as partes do Brasil participam da competição, que esse ano conta com 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Para participar, todos disputaram a fase estadual dos Jogos Escolares, de onde os campões foram classificados para os Jogos da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Além de revelar novos talentos para o esporte brasileiro, o evento tem como objetivo contribuir para a inserção social dos jovens por meio do esporte.
Anualmente, o evento contempla mais de dois milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais em todo o Brasil. A fase nacional reúne atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.
Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).
fonte: www.es.gov.br