Pai de 102 filhos enfrenta desafios financeiros na zona rural

O ugandês Musa Hasahya Kasera é um pai de 102 filhos que enfrenta uma situação financeira difícil na zona rural de Butaleja, em Uganda. Com suas 12 esposas e 578 netos, Musa confessa que agora, aos 68 anos, se arrepende de ter tido tantos filhos, já que está cada vez mais difícil oferecer as condições básicas de vida para tanta gente.

Musa é desempregado e possui apenas 8 mil m² de terra para uma família tão grande. A situação financeira tem levado algumas de suas esposas a abandoná-lo, já que ele não pode mais pagar o básico como comida, educação e roupas.

O primeiro casamento de Musa aconteceu em 1972, quando tinha 18 anos. Desde então, ele recebeu conselhos de amigos e familiares para ter muitas mulheres e filhos, a fim de aumentar a herança familiar. Nasceram mais 101 crianças desde então, com idades entre 10 e 50 anos.

Pai de 102 filhos enfrenta desafios financeiros na zona rural

Musa Hasahya ao lado de algumas de suas esposas, filhos e netos — Foto: Reprodução/Al Jazeera

A família de Musa vive em uma casa mal conservada e cabanas cobertas de palha, e normalmente todos se alimentam apenas uma vez ao dia. A situação precária levou algumas de suas esposas a abandoná-lo e outras a se mudarem para outra localidade.

Musa aprendeu com seu ato irresponsável de gerar tantos filhos dos quais não pode cuidar, e suas esposas tomam anticoncepcionais. Ele não usa nenhum método contraceptivo e não espera ter mais filhos. A situação de Musa destaca a importância da conscientização sobre o planejamento familiar e a necessidade de acesso a informações e recursos de contracepção.

pai com 112filhos

Musa folheando caderno em que estão anotados o nome de todos os filhos — Foto: Reprodução/Al Jazeera