Perereca é encontrada dentro de prato com comida no Ifes

Perereca é encontrada dentro de prato com comida no Ifes. Um estudante do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), no campus em Itapina distrito do município de Colatina, teve uma surpresa desagradável na hora da refeição. O aluno encontrou uma perereca no prato de comida servida por uma empresa terceirizada, responsável por servi alimentação no campus IFES.

Perereca é encontrada dentro de prato com comida no Ifes

Perereca é encontrada dentro de prato com comida no Ifes Foto: Reprodução/Internet

O fato ocorreu na última quarta-feira (26). Na imagem divulgada, e possível enxergar o anfíbio em meio a folha de alface juntamente com arroz, feijão e carne.  No campus IFES, a alimentação dos alunos é  servida por uma empresa terceirizada. Por conta do Campus de Itapina está localizado em uma zona rural, proximamente 8 km da cidade, essa seria a alternativa mais viável para os alunos se alimentar.

Em nota enviada para o portal A Gazeta, o Ifes de Itapina informou, que notificou a empresa assim que tomou conhecimento do fato, e deu prazo de cinco dias para que a organização apresente explicações e soluções. De acordo com o Ifes, uma equipe do campus, integrada por servidores incumbidos de fiscalizar o serviço prestado, analisa o contrato firmado com a empresa para adotar as medidas cabíveis.

A unidade educacional acrescentou ainda que a suspensão ou rescisão do contrato de forma unilateral podem levar prejuízos aos alunos e às atividades letivas, pesquisa e extensão, pois dependeria de um novo processo de contratação de nova empresa que pode durar de três a seis meses, o que necessitaria interromper ou alterar o calendário acadêmico. O Ifes, no entanto, diz não descartar a possibilidade de rescindir, o contrato.

NOTA DO IFES NA ÍNTEGRA:

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Itapina informa que teve ciência do problema no dia 26 de outubro e, de imediato, notificou a empresa responsável pela preparação dos alimentos. Por força legal, a empresa tem 5 (cinco) dias para apresentar as explicações devidas e eventuais soluções. Lembramos que as refeições no Campus Itapina são preparadas e fornecidas por empresa terceirizada, vencedora do Pregão Eletrônico nº 01/2021, homologado em 23/08/2021, que gerou o Contrato de Prestação de Serviços nª 05/2021, de 01/09/2021.
Uma equipe do Campus Itapina, formada pelos servidores responsáveis pela fiscalização do serviço prestado, foi designada para analisar o contrato e tomar as medidas cabíveis. Entre essas medidas, poderá ocorrer a aplicação de multa, a suspensão, ou até mesmo, a rescisão unilateral do contrato. O Ifes Campus Itapina pondera que a suspensão ou a rescisão contratual, neste momento, acarretará prejuízos aos estudantes e às atividades letivas de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que um novo processo de contratação requer um rito processual cuja tramitação tomará de três a seis meses e, neste período, o campus precisaria interromper as aulas e todo o calendário acadêmico. Ressaltamos que o campus está localizado em área rural do município de Colatina e não há, nos arredores, opções de alimentação para a comunidade acadêmica, estando a alternativa mais próxima distante cerca de 8 (oito) quilômetros.
O Campus Itapina assumiu e mantém o compromisso de fornecer alimentação a seus estudantes, que é um direito básico garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil. Devido aos sucessivos cortes orçamentários dos últimos anos, a solução encontrada pelo campus para conseguir manter seu restaurante funcionando foi a terceirização.
Ao mesmo tempo, a instituição não será conivente ou tolerante com falhas cometidas pela empresa contratada e aplicará as sanções contratuais que forem necessárias para garantir a qualidade e a segurança do alimento, o que inclui a possibilidade de rescisão.
O Campus Itapina possui em torno de 1200 matrículas e são servidos, diariamente, cerca de 1.050 lanches (café da manhã, lanche da tarde e lanche da noite) e 900 refeições (almoço e janta).