PMEs do Espírito Santo investem em tecnologia com programas de fidelização robustos para aliviar a crise e acelerar a transformação digital

 O Espírito Santo tem registrado um aumento vertiginoso em novas PMEs (pequenas e médias empresas) no Estado; foram cerca de 48,5 mil novos negócios, apenas em 2020. Dados do Sebrae mostram que essas empresas são responsáveis por mais de 60% da geração de empregos no Estado e essa tendência tem sido observada também pela myWorld, companhia responsável pelo programa líder mundial de benefícios, que registrou um aumento de mais de 50% em vendas de seus programas de fidelidade customizados para PMEs, os Partner Programs, desde o início do ano, sendo o Espírito Santo um dos principais locais de aumento na procura por soluções de fidelização.

“Isso indica, claramente, uma maior procura por parte dos empreendedores em soluções para gerenciar seu relacionamento com seus clientes, aumentando a retenção e consequentemente a receita. O Espírito Santo tem se tornado um polo de negócios bastante interessante nos últimos anos e, por isso, temos intensificado a nossa atuação no Estado, buscando auxiliar e preencher essa lacuna de inteligência de dados, leitura de target e digitalização da comunicação que uma grande fatia desses pequenos e médios empreendedores ainda encontra”, explica Davi Damazio, Diretor Geral da myWorld no Brasil.

O Edgar Richards e Juliana Lamego, sócios e cofundadores da Bello Lash que faz extensões de cílios e oferece cursos profissionalizantes nas técnicas de extensão, conheceram e adquiriram o myWorld Premium Partner Program em 2018. “Conhecemos por meio de um dos nossos sócios que está sempre antenado às inovações tecnológicas e soube de uma ferramenta digital que poderia ser utilizada para fazer a gestão do relacionamento com clientes e também dar benefícios, como o Cashback, que era a nova tendência no mercado brasileiro. Fomos entender mais e não hesitamos em testar o programa”, conta Edgar.

A empresa, que oferece a extensão em 4 diferentes tipos de técnicas, nasceu em 2016 e diz já ter alcançado seu objetivo inicial com o programa, focando agora na fase de expansão da marca para modelo de franchising. “Buscávamos um programa focado no cliente e que, em paralelo, estivesse alinhado com a tendência omnichannel do mercado. Ao mesmo tempo, percebemos logo que fidelizar clientes é de suma importância para um negócio de sucesso num mercado altamente competitivo”, completa o empresário.

Na prática, o programa adotado pelo casal oferece a eles um portal online com informações detalhadas sobre a atividade de seus clientes na Comunidade de Compras, sem vínculo com meios de pagamentos. Além disso, os clientes da Bello Lash passam a receber uma porcentagem de Cashback (dinheiro de volta) a cada compra na empresa ou em qualquer outra das 150 mil opções de marcas e lojas myWorld em todo o mundo.

O plano de fidelização mais completo também permite o cadastro de consumidores e clientes frequentes, o que ajuda muito o empreendedor na leitura do seu público, podendo criar ofertas especiais ou outros atrativos nichados para esse grupo específico. Segundo a empresa, essa é uma forma de aumentar o faturamento de maneira sustentável e a um baixo custo. “Nosso ticket médio aumentou e com isso conseguimos organizar e nos planejar melhor, pois agora podemos visualizar quais são os melhores e piores dias de volume de vendas na empresa, entre outras informações super estratégicas, que nos permitem, por exemplo, focar em promoções e ofertas em dias de baixa procura, assim equilibrando o nosso financeiro”, ressalta Edgar.

O programa também oferece ferramentas estratégicas para auxiliar no aumento do número de vendas e no controle de custos, ajudando em toda a parte de gestão dos clientes e caixa.

A atratividade por trás dos benefícios

O atrativo do Cashback, dinheiro de volta, é uma das maiores vantagens competitivas e apostas da myWorld, além da visibilidade que a plataforma oferece às empresas afiliadas, sendo divulgada para mais de 15 milhões de consumidores em todo o mundo. A dinâmica da companhia é integrar em sua comunidade, empresas e consumidores, oferecendo dinheiro de volta aos consumidores e ferramentas de CRM (gestão do relacionamento com o cliente), aliadas a um programa robusto de fidelização para as empresas, fazendo com que a comunidade se autoalimente, de forma sustentável.

“Não se trata mais de arrumar uma vitrine bonita, convidativa e investir em comunicação para atrair novos clientes apenas, isso já não basta e não vai mais manter a sustentabilidade do negócio; agora é preciso criar um relacionamento direto com o cliente e saber cultivá-lo, entendendo como falar com ele, por quais meios e o principal: ter os recursos em mãos para isso. Para fidelizar um cliente hoje, é muito mais difícil, eu preciso não apenas encantá-lo, mas preciso criar e manter um relacionamento com ele que crie um diferencial para a minha empresa. Isso só é possível com dados que me permitam entrar em contato diretamente com e leituras de mercado que me sinalizem o que falar para cada cliente ou grupo deles, que são o que esses programas, como os Partner Programs da myWorld oferecem”, explica Davi Damazio, Diretor Geral da myWorld no Brasil.

Os sócios da Bello Lash concordam com a relevância estratégica e enxergam no Cashback um importante diferencial competitivo. “O nosso processo de venda, desde o pré-atendimento até o pagamento, é focado para que os clientes voltem ao estabelecimento e vemos como o Cashback tem um papel fundamental nesse processo. Gera um diferencial competitivo muito grande, porque coloca a marca lado a lado a grandes players do mercado, dando mais visibilidade e competitividade”, comenta Edgar.

A myWorld ainda oferece um benefício adicional às pequenas e médias empresas, que podem receber um bônus de marketing, que é quando um de seus clientes que forem cadastrados fizerem compras em outra empresa afiliada a comunidade. Quando isso acontecer, a empresa que cadastrou aquele consumidor em sua base, recebe até 1% do valor da compra do consumidor.

Sobre a MyWorld

A myWorld é um consórcio que reúne uma ampla gama de marcas e empresas. Com seu Programa de Benefícios, a myWorld oferece a 15 milhões de consumidores, atraentes Benefícios de Compras, como Cashback e Shopping Points, em 150.000 Parceiros em todo o mundo, assim como no Marketplace Online da myWorld. Já os Parceiros myWorld se beneficiam de eficientes programas de fidelidade do cliente. Algumas das subsidiárias da myWorld incluem o provedor de serviços de negócios, a myWorld 360 AG e a plataforma de viagens, a travelWorld. Como parte de suas atividades de Responsabilidade Social Corporativa, a myWorld apoia projetos educacionais e ambientais implementados pela Child & Family Foundation e pela Greenfinity Foundation. Atualmente, a myWorld está representada em 55 países. Mais informações podem ser encontradas em myWorld.com.