Mucurici – A Polícia Militar Ambiental (BPMA) identificou um poço escavado de forma ilegal às margens de um curso hídrico em uma propriedade rural em Mucurici, na tarde de segunda-feira (24). No local, também foram apreendidos pássaros silvestres.
Através de uma denúncia uma equipe de policiais militares constatou a construção de um poço escavado próximo ao córrego do Itauninhas, zona rural de Mucurici.
O proprietário do terreno informou à Polícia que a atividade não foi licenciada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). O poço estaria degradando uma Área de Preservação Permanente (APP) de 5 mil m². Além disso, foram recolhidos 12 pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos em cativeiro, sendo 10 canários-da-terra e dois coleiros.
Por se tratar de crime ambiental, a ocorrência foi encaminhada aos demais órgãos ambientais, juntamente com relatório fotográfico, para adoção das medidas que o caso requer.
O infrator deverá comparecer à justiça pelo crime de realizar obras ou serviços poluidores sem autorização do órgão ambiental competente, e também, por manter pássaros em cativeiro. A pena prevista é de multa e detenção de um ano.
A Polícia Ambiental informou que a construção de poços escavados depende de prévia autorização do órgão ambiental competente e irá analisar a viabilidade do projeto para reduzir danos causados ao meio ambiente.