Potencialidades do Espírito Santo são apresentadas em evento em Minas Gerais

 

Gabriel Feitosa destacou as vantagens competitivas e potencialidades econômicas do ES durante evento em MG.

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) participou, na última quinta-feira (23), da 4ª edição do evento “Open Opportunity 2021”, promovido pelo Ipecont Consultoria e Educação Corporativa, no sul de Minas Gerais. A agenda contou com a participação de 80 convidados e teve por objetivo discutir os cenários e desafios do mundo empresarial para o ano de 2022.

Representando o Governo do Espírito Santo, o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, destacou as vantagens competitivas e potencialidades econômicas do Estado. Ele citou, por exemplo, a localização estratégica, o bom ambiente de negócios, a situação fiscal, a mão de obra qualificada dos setores produtivos e os incentivos tributários que oferecem segurança jurídica para os investidores.

“O Estado é pequeno em tamanho, mas imenso em oportunidades. Um dos destaques é a nota máxima quanto à capacidade de pagamento conquistada pelo 10° ano consecutivo. Os municípios do interior têm alta relevância em atividades do agronegócio, além da vocação logística, com um dos maiores portos exportadores de minério de ferro do País, e o fato de ser o primeiro Estado a ter o Fundo Soberano”, demonstrou Feitosa.

Durante a apresentação, o subsecretário também explicou o funcionamento do Programa de Incentivo ao Investimento do Espírito Santo (Invest-ES) e do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES). O evento também reuniu representantes do Governo de Minas Gerais e empresários.

Atração de investimentos

O subsecretário Gabriel Feitosa estendeu a agenda e, na última sexta-feira (24), visitou cinco empreendimentos que estão em processo de investimento ou analisando as operações no Estado. Entre eles, a Thega Indústria e Comércio; a Dellas Comércio e Transporte; a AgroCP Indústria e Comércio de Fertilizantes; a VetBR Saúde Animal; e a Adubos Real.

Essas visitas técnicas fizeram parte das missões presenciais de atração de investimentos, coordenadas pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento. As agendas presenciais respeitaram as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção contra a Covid-19, com o uso de máscaras de proteção, higienização das mãos e o uso do álcool em gel 70%.

Para o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, as missões de atração de investimentos fazem parte dos projetos prioritários do Governo do Estado. “Estamos acompanhando de perto as empresas e os projetos com interesse de se instalar em território capixaba. Aqui no Espírito Santo já atuamos de forma constante com os empresários capixabas, fortalecendo sua atuação e crescimento. Ainda neste ano, estão previstas mais reuniões e agendas com investidores e empresários no âmbito nacional e internacional”, disse Hoffmann.