Prefeitura de Montanha inaugura espaço para cuidar da saúde mental da população

Na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a cidade de Montanha testemunhou um marco importante na área da saúde mental. Um  prédio  do município que, por muitos anos, abrigou a creche Chapeuzinho Vermelho e estava completamente abandonado, foi revitalizado e transformado na sede do Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM).

A iniciativa partiu da administração do Prefeito André Sampaio (PSB), que reconheceu a necessidade de oferecer um cuidado integral à saúde dos munícipes, especialmente no que diz respeito à saúde mental. Com a reforma concluída, o prédio agora conta com uma estrutura adequada para abrigar a equipe multiprofissional, composta por profissionais qualificados e comprometidos em oferecer um atendimento de qualidade e acolhedor.

A escolha desse local como sede do EMAESM não apenas revitaliza um espaço abandonado, mas também reforça o compromisso da administração em oferecer um suporte adequado para aqueles que necessitam de cuidados em saúde mental. A transformação do antigo prédio da creche em uma sede voltada para a saúde mental é um investimento na valorização e cuidado com a saúde e o bem-estar dos cidadãos, especialmente diante das preocupantes estatísticas relacionadas às tentativas de suicídio.

Tentativas de suicídio em Montanha

Nos últimos anos, o município tem registrado um aumento alarmante no número de tentativas de suicídio, algumas com resultados fatais. Essa realidade preocupante demanda uma atenção especializada e um ambiente adequado para o tratamento e prevenção desses casos. A escolha desse local para abrigar o EMAESM é uma resposta direta a essa necessidade, demonstrando o compromisso da administração em combater essa triste realidade e oferecer suporte às pessoas que enfrentam essas crises emocionais.

Além do atendimento prioritário às pessoas em situação de risco, o EMAESM também desempenhará um papel importante na prevenção e conscientização sobre saúde mental. Através de programas educativos e ações de sensibilização, a equipe buscará alcançar a população em geral, promovendo a importância do cuidado com a saúde mental e oferecendo suporte para aqueles que precisam.

Inauguração

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito André Sampaio, do deputado estadual Vandinho Leite, dos vereadores Zenilto, Célia do Posto e Carminha, do secretário de saúde Edgar e da primeira dama e secretária de assistência social Erica Sampaio. Autoridades policias e funcionários da saúde e assistência social também estiveram presentes, celebrando esse importante passo para a cidade.

Prefeitura de Montanha inaugura espaço para cuidar da saúde mental da população

Secretário de Saúde Edgar, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Erika Sampaio, Prefeito André Sampaio e Deputado Estadual Valdinho Leite

Durante seu discurso, o prefeito André Sampaio ressaltou a importância da saúde mental para a cidade de Montanha e destacou o compromisso da administração em investir tanto na saúde mental quanto na saúde pública em geral. O prefeito enfatizou que a gestão está ciente dos desafios enfrentados por aqueles que lidam com transtornos mentais e suas famílias e está empenhada em oferecer o suporte necessário para atender a essa demanda crescente.

Sampaio ressaltou que, além do investimento na saúde mental, o município vem direcionando recursos significativos para melhorias no sistema de saúde pública como um todo. Ele destacou a capacitação de profissionais qualificados e a estruturação de um espaço apropriado para atender às necessidades da população.

“Estamos cientes dos desafios enfrentados por aqueles que lidam com transtornos mentais e suas famílias. Por isso, investimos na capacitação de profissionais qualificados e na estruturação de um espaço apropriado para atender a demanda”, afirmou o prefeito durante seu discurso.

O secretário de saúde, Edgar, enfatizou a relevância da equipe multiprofissional e o trabalho conjunto para oferecer um atendimento de qualidade aos munícipes. “A criação dessa equipe multiprofissional é um passo importante para a saúde mental de nossa cidade. Estamos comprometidos em oferecer um suporte adequado e acolhedor para aqueles que precisam”, ressaltou o secretário.

Além disso, Edgar expressou sua satisfação e alegria com os avanços na área da saúde mental no município. Ele anunciou com entusiasmo que a partir de agora serão realizadas consultas com psiquiatras e neurologistas adultos, totalizando 240 atendimentos por mês. Essa ampliação dos serviços reflete o compromisso da administração municipal em oferecer acesso facilitado aos cuidados médicos especializados.

O secretário também destacou que os ESFs (Estratégias de Saúde da Família) do município estão estendendo o horário de consulta médica, passando a funcionar das 7h da manhã às 19h. Essa medida visa atender às demandas da população, proporcionando maior flexibilidade de horários para agendamento de consultas.

A primeira-dama Erika Sampaio, que também exerce o cargo de secretária de assistência social, reforçou a importância de um trabalho em rede, unindo esforços das áreas da saúde e assistência social para proporcionar o melhor suporte possível à população. Durante seu discurso, Erica ressaltou que a inauguração deste novo prédio representa um marco significativo para a cidade, simbolizando o compromisso em construir uma comunidade mais inclusiva e que valoriza a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos.

Erika destacou a importância da integração entre as áreas da saúde e assistência social para oferecer uma abordagem holística e abrangente aos desafios enfrentados pela população. Ela ressaltou que a inauguração deste novo espaço é um passo fundamental nessa direção, promovendo uma maior sinergia entre os serviços e profissionais envolvidos.

“A inauguração deste prédio é um marco importante para a nossa cidade. Estamos construindo uma cidade mais inclusiva e que valoriza a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou Erika