Prefeitura de Montanha realiza ação de orientação contra a dengue nas creches e escolas

No combate à dengue, a Prefeitura de Montanha tem se empenhado em conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Recentemente, uma importante ação de orientação foi realizada nas creches e escolas do município, visando informar e engajar alunos, professores e funcionários na luta contra essa doença tão preocupante.

Na Escola Maria Clementina, a ação ocorreu no dia 26, seguida pela Escola e Creche Arco-Íris no dia 27. Já no dia 28, foi a vez da Escola Hermínia Favarato receber os agentes de saúde para a importante orientação.

Whatsapp Image 2024 02 28 At 11.54.08 Pm (1)

Os responsáveis por conduzir essa iniciativa foram os agentes comunitários de saúde (ACS) Gecerelia e Flaviana, juntamente com os agentes de combate de endemias (ACE) Elivando e Márcio, da Equipe de Saúde da Família 1 (ESF 1). Com vasto conhecimento sobre a dengue e suas formas de prevenção, eles foram incansáveis na transmissão de informações relevantes a todos os presentes.

Whatsapp Image 2024 02 28 At 11.54.08 Pm

Durante as atividades, foram abordados diversos temas relacionados à dengue, como os principais sintomas da doença, formas de contágio, consequências para a saúde e, principalmente, as medidas preventivas a serem adotadas. Os agentes enfatizaram a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, pneus, vasos de plantas e garrafas vazias. Além disso, destacaram a relevância do uso de repelentes e telas de proteção nas residências, bem como da limpeza e manutenção adequadas de caixas d’água e reservatórios.

Whatsapp Image 2024 02 28 At 11.54.07 Pm (1)

 

A participação das creches e escolas nessa ação é fundamental, pois é nesses locais que crianças e jovens recebem informações e aprendem hábitos saudáveis que podem ser compartilhados com suas famílias. A conscientização desde cedo sobre os perigos da dengue possibilita a formação de uma geração comprometida com a prevenção e o combate ao mosquito transmissor.

Whatsapp Image 2024 02 28 At 11.54.07 Pm

A Prefeitura de Montanha, por meio de suas equipes de saúde, reafirma o compromisso com a segurança e o bem-estar da população, e continuará promovendo ações educativas e preventivas em todo o município. A conscientização e a união de todos são essenciais para eliminar a dengue de nossa cidade. Faça a sua parte, proteja-se e ajude a combater a dengue!