error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe
A18a4fd91a4d81dccf1abc73e5afc150

Prodnorte inscreve Projeto em busca de recursos para aquisição de caminhões de coleta seletiva no norte capixaba


Neste dia 05 de junho, todas as nações comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente, entretanto, os brasileiros ainda vivem um dos índices críticos relacionados a produção e tratamento adequado de resíduos sólidos, além do cuidado ambiental como um todo.

O objetivo principal desta data é promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, alertando a sociedade sobre os perigos de negligenciar a tarefa de cuidar do mundo em seus diversos ecossistemas.Assim, é preciso levar em consideração que os recursos naturais são limitados e que o principal responsável pela degradação é o ser humano, sendo, portanto, o indivíduo essencial para a manutenção da natureza.

WhatsApp Image 2022-06-04 at 14.59.25

Diante dessa responsabilidade e avaliando algumas das ações necessárias, o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE) inscreveu um importante projeto no Edital de Emendas Parlamentares do Deputado Federal Felipe Rigoni. Edital esse que já está no quarto ano de realização, com a proposta de que sejam disponibilizados R$12 milhões para projetos inscritos e escolhidos pela população, de acordo com a necessidade destes e viabilidade para sua região.

Antes a população votava para escolher o projeto que receberia os recursos através de um aplicativo, neste ano, a votação popular será no site exclusivo de editais concorrendo aos recursos das Ementas.

O projeto apresentado visa a aquisição de caminhões para estruturar a coleta seletiva nos municípios que integram o Consorcio Público Prodnorte, beneficiando quase 400 mil habitantes, pertencentes aos municípios consorciados. Buscando o fortalecimentoda infraestrutura de coleta seletiva, bem como a valorização das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, proporcionando a estes profissionais os mecanismos que contribuam para um melhor ambientede trabalho, mais eficiente e seguro para realização da coleta dos resíduos recicláveis.

Além disso, o Projeto integra o cuidado ao Meio Ambiente com a valorização social, importante para o ecossistema de forma geral e às 160 famílias que vivem diretamentedos recursos adquiridos com a reciclagem.

De acordo com a justificativa, a implantação deste projeto proporcionará aos municípios, uma gestão ambiental integrada, levando em consideração diversas dimensões (econômica, social, cultural e ambiental), fortalecendo a cooperação e participação da população a causas ambientais. E a expectativa é que a aquisição dos caminhões possa fortalecer a infraestrutura de coleta seletiva nos municípios que integram o Consórcio Público PRODNORTE, assim como a realização do gerenciamento dos seus resíduos de forma adequada, diminuindo o volume dos resíduos que seriam destinados ao aterro e consequentemente, diminuindo os impactos ambientais e custos de disposição final para os municípios. E com isso, promover uma melhoria sanitária, ambiental e social.

Assim, a partir do dia 15 de junho, o Projeto apresentado pelo Prodnorte passará a votação popular no site https://edital.feliperigoni.com/, podendo ser acessado de computadores e celulares escolherem o que melhor representar os desejos do cidadão.

 

Por Milka Morais – DRT 6713/BA

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe