Professores da Rede Municipal de Montanha terão 20% de correção no piso salarial, ainda em 2021

O pronunciamento do reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino foi realizado na manhã desta quinta-feira (11), na Secretaria Municipal de Educação e transmitido ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Montanha. Em solenidade, o prefeito André Sampaio juntamente com o secretário de educação, ciência e tecnologia, Marcelo Lírio e os vereadores, comunicaram a novidade aos professores da cidade e explicaram os próximos passos para os anos seguintes.

O reajuste no salário dos professores é garantido por lei e o município já trabalha com 20% referente ao piso nacional para a classe. A partir de novembro deste ano, professores, diretores, coordenadores e pedagogos vão receber mais 20%, considerando também o retroativo. “Esse acréscimo será compensando na folha de pagamento deste mês, com o retroativo a partir de janeiro a novembro. Vamos efetuar o pagamento em parcela única. Essa estrutura salarial é algo muito desejado pela administração também e estamos felizes com esta conquista”, explicou o prefeito.

Com a correção salarial, o secretário de educação frisou a importância de valorizar os profissionais de ensino e toda essa conquista será aproveitada da melhor maneira pela classe. “Tudo isso que foi conquistado contribui ainda mais para melhorar o ensino da cidade, que já é muito bom e vamos trabalhar cada vez mais para que todos os estudantes tenham mais chance de estar em uma sala de aula com profissionais capacitados”, disse Marcelo.

Na ocasião, um dos assuntos tratados foi sobre a prorrogação do processo seletivo dos professores municipais que se estenderá para o ano que vem. O objetivo é manter o vínculo dos profissionais e de acordo com o prefeito André Sampaio, ainda esse ano, será aberto um edital de cadastro reserva.

A novidade para os próximos anos na educação da cidade será a implantação do Programa Municipal de Escola em Tempo Integral (Promti). Com início a partir do ano que vem, o novo modelo tem como foco o ensino integral e o desenvolvimento das crianças com novas oportunidades de aprendizados. No total, a rede municipal de ensino de Montanha atende, aproximadamente, três mil alunos.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva, no bairro Fundão, será a primeira escola da cidade a receber o modelo do Promti. Serão 161 vagas disponíveis em tempo integral para os alunos. Os estudantes terão aulas ao longo do dia e alimentação adequada de acordo com o cardápio preparado pelas nutricionistas. A população terá a oportunidade de vivenciar novas experiências na educação.

“Queremos disponibilizar para Montanha, ao final desta gestão, toda estrutura de escola integral pronta para que o município e todos os alunos estejam atendidos com uma educação em tempo integral e cada vez mais usufruindo de um ensino de qualidade”, pontua o prefeito.

A solenidade foi composta pela presença dos presidentes dos Conselhos Municipais de Educação, Diretores/as Municipais e toda a Equipe da Secretaria Municipal da Educação.