error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora: todos os municípios do ES desenvolveram ambiente de negócios


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) realizou nesta sexta-feira (07) a cerimônia de encerramento do ciclo do Programa Cidade Empreendedora, realizado nos municípios capixabas para promover e incentivar os pequenos negócios. Durante o evento, que aconteceu no Ilha Buffet, em Vitória, todas as prefeituras dos 78 municípios capixabas foram celebradas pela adesão e empenho para promover o desenvolvimento econômico e o ecossistema empreendedor.

Os prefeitos receberam troféus ou certificados com base em uma metodologia avaliadora do Sebrae/ES, o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), que mensura os esforços da gestão pública para melhorar o ambiente de negócios em seu território. Dessa forma, as cidades que apresentaram esse ambiente mais desenvolvido receberam o troféu Diamante. Ainda segundo essa pontuação, outras foram condecoradas com o troféu Ouro, troféu Prata e troféu Bronze, e 16 municípios foram reconhecidos com uma menção honrosa e Certificados de Participação no programa.

Além disso, três municípios também receberam menção honrosa por terem crescimento de mais de 200% no ambiente de negócios: Muniz Freire, Colatina e Barra de São Francisco.
O Espírito Santo é o primeiro estado brasileiro a ter 100% dos municípios inscritos no Programa Cidade Empreendedora.

“Em dezembro de 2020, apresentamos aos prefeitos eleitos, que ainda não tinham sido empossados, o nosso Programa, e eles assumiram o compromisso de promover políticas para o empreendedorismo. Em três anos e meio, reduzimos em 89% o tempo médio para a abertura de empresas no estado. Hoje, esse prazo é de 11 horas. Com a parceria dos municípios e da Junta Comercial do Espírito Santo, alcançamos esse resultado”, exaltou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES e da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, deu as boas-vindas aos representantes dos municípios, reconhecendo os esforços das prefeituras e do Sebrae/ES. “O Espírito Santo se transforma cada vez mais em um estado empreendedor. Os pequenos negócios são uma das principais matrizes da nossa economia, e agora buscamos desenvolver o turismo, já que moramos em um estado lindo, com um potencial que pode ser mais valorizado, e o Sebrae, junto com a Fecomércio, está trabalhando para isso”.

O prefeito de Pancas e vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Sidiclei de Andrade, comemorou a desburocratização para abertura de empresas. “Temos muitos novos empreendimentos surgindo, temos um estado que valoriza e incentiva seus negócios, e tudo isso é fruto desse esforço conjunto”, acrescentou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos, e o governador Renato Casagrande, também comemoraram os esforços por um estado menos burocrático e com políticas públicas favoráveis aos negócios. “Estado e municípios estão organizados, criando planos de desenvolvimento econômico e novos objetivos à medida em que há novos avanços. Também estamos sempre em contato com o governo federal para viabilizar recursos para o Espírito Santo”, comentou Casagrande.

O secretário especial adjunto de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Margonari Marcos Vieira, foi uma das presenças no evento. “Estamos à disposição para continuar trabalhando com o estado, os municípios e o Sebrae para promover incentivos para acelerar a liberação das emendas parlamentares e o pagamento de convênios”.

Municípios reconhecidos:

Troféu Diamante
Anchieta
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Nova Venécia
Serra
Viana
Vila Velha

Troféu Ouro
Afonso Cláudio
Alegre
Aracruz
Colatina
Presidente Kennedy
Vitória

Troféu Prata
Alfredo Chaves
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Castelo
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Irupi
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Linhares
Marataízes
Mimoso do Sul
Pancas
Piúma
Santa Maria de Jetibá
São Gabriel da Palha
São Mateus
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante

Troféu Bronze
Água Doce do Norte
Águia Branca
Brejetuba
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guarapari
Ibiraçu
Itapemirim
Itarana
Laranja da Terra
Marilândia
Montanha
Muniz Freire
Muqui
Pedro Canário
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São José do Calçado
Vila Valério

Certificado de participação
Alto Rio Novo
Apiacá
Bom Jesus do Norte
Domingos Martins
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Itaguaçu
Mantenópolis
Marechal Floriano
Mucurici
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
São Roque do Canaã
Vila Pavão


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe