Renato Casagrande apresenta consórcio Brasil Verde ao Fórum dos Governadores

 

Governador Renato Casagrande apresenta modelo de governança Brasil Verde.

O Fórum de Governadores aprovou a criação do Brasil Verde, um consórcio que visa a articulação internacional dos Estados e organiza as ações internas na área ambiental. Em reunião híbrida na manhã desta segunda-feira (23), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que é o articulador do movimento Governadores pelo Clima, apresentou o modelo de governança que foi aprovado pelos demais chefes dos Executivos estaduais do País.

“O consórcio Brasil Verde vai buscar recursos para financiar bons projetos para redução das emissões e também na busca de projetos que incentivem a geração de energia renovável. O tema das mudanças climáticas é importante para o Brasil. Os Estados querem ajudar o País a alcançar suas metas”, declarou o governador capixaba.

Casagrande prosseguiu: “A criação desse consórcio, que será gerenciado pelos Estados, terá um fundo único para se apresentar de forma transparente às instituições internacionais e a outros países. É um passo na articulação do Brasil com a participação dos Estados, buscando atingir as metas de redução de emissões de carbono. Uma grande conquista para a sociedade brasileira.”

No mês passado, o governador capixaba foi um dos articuladores da reunião virtual com o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. O encontro teve a participação de governadores de todas as regiões do País, que apresentaram os projetos regionais prioritários na área de conservação ambiental. Na ocasião, ficou pactuada a criação de uma comissão que trataria o assunto diretamente com um emissário indicado pelo secretário americano. O movimento pretende se reunir com outros países, blocos econômicos e organizações internacionais.