São Mateus – A Polícia Militar Ambiental identificou captação irregular de água com utilização de bombas hidráulicas nos municípios de São Mateus e Jaguaré. O crime foi constatado durante fiscalização nos rios da região, na segunda-feira (20).
De acordo com a polícia, em atendimento a denúncias para garantir o abastecimento hídrico no local, uma equipe prosseguiu à zona rural de São Mateus, na localidade de Córrego do Chiado, onde foi identificada uma barragem no leito do córrego, com área alagada de 5 mil m², com instalação de uma bomba de captação hídrica e um poço semi-artesiano, ambos sem os devidos documentos licenciadores.
Já em Jaguaré, os policiais fiscalizaram propriedades rurais ao longo do Rio Barra Seca, córrego Devens e córrego Sucupira. Foram flagradas cinco bombas de água instaladas, a construção de um poço semi-artesiano e poços escavados de forma irregular, danificando área considerada de preservação permanente.
Segundo a polícia, realizar obra potencialmente poluidora sem autorização do órgão competente é crime, por isso, os proprietários assinaram termo circunstanciado e serão intimados pela Justiça. A pena é de um a seis meses de prisão, além de multa.