Seag participa de Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural

Postado em 2 de outubro de 2019


Com o objetivo de apresentar temas a serem levados ao encontro nacional, que ocorrerá em abril de 2020, em Brasília, acontece até esta quarta-feira (2), o Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural, no Sítio Riacho das Pedras, em Guarapari. O encontro reúne cerca de 130 jovens das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.

O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), representada no Estado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes).

O seminário Sul/Centro-Oeste foi realizado em setembro, em Canela, no Rio Grande do Sul, reunindo cerca de 70 jovens. Ainda este mês, entre os dias 21 e 23, será realizado, em Manaus, no Amazonas, o encontro com representantes do Norte do País.

Além dos debates, no seminário são realizadas oficinas como, por exemplo, a criação de uma rádio amadora. Alguns desses jovens que moram em localidades onde não existem emissoras de rádio tiveram a oportunidade de, na prática, criar chamadas (spots) de rádio para o evento nacional que acontece no ano que vem. Também foram realizadas palestras apresentando casos de sucesso da juventude dentro da perspectiva de sucessão nas propriedades rurais.

Seag participa de Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural 1

Para o assessor técnico da Subsecretaria de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seag, Vinícius Soares da Costa, o evento vem atender às necessidades do jovem que vive no campo.

“A importância desse evento é dar voz a essa juventude rural e ouvir dela quais são as suas demandas, prioridades, o que ela tem pensado a respeito das atividades no campo e o que tem esperado a respeito da sucessão nas propriedades. E isso ocorre de uma forma muito representativa, já que une jovens de duas regiões, Sudeste e Nordeste do País. Ouvindo essa juventude rural a gente consegue ter, de forma ampliada, a noção das suas necessidades e urgências”, afirmou.

Costa ressalta a participação da Secretaria de Agricultura no evento e seu importante papel institucional nesse processo.

“A Seag tem a perspectiva de retomar os trabalhos com a juventude rural e a sucessão. Estamos aqui para obtermos mais informações, para entender melhor os anseios da juventude, para que possamos ter mais programas e políticas públicas formatadas e que atendam às necessidades dos jovens no meio rural”, explicou.


Deixe sua Opinião:

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe