Sedes participa de ações para fortalecimento da cadeia de petróleo e gás

 

Uma das visitas do grupo foi à instalações do estaleiro Jurong, em Aracruz.

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) integrou a comitiva que visitou empresas da área de petróleo e gás. Nessa segunda-feira (09), o grupo participou de um encontro com a empresa de operações offshore, Equinor. A reunião foi realizada pelo Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, no qual a Secretaria mantém assentos.

Representando a Sedes, a assessora especial Fabrine Schwanz integrou a comitiva que visitou a sede da empresa Imetame e as instalações do estaleiro Jurong, em Aracruz. O grupo também visitou campos de petróleo onshore na região norte capixaba.

A assessora explicou que o evento foi importante para que os empresários locais conheçam os projetos da Equinor para o Estado. “O Espírito Santo tem uma força muito grande na área do petróleo e gás e conta com importantes fornecedores locais. Esses fornecedores poderão desenvolver importantes parcerias tanto com a Equinor quanto com outras empresas que venham a operar no Estado, potencializando ainda mais a cadeia produtiva”, disse Fabrine Schwanz.

Atualmente, a Sedes lidera as discussões com o Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), na defesa da compra do conteúdo local, em relação aos grandes projetos da área de petróleo e gás no País.  A medida contribui para que as empresas do ramo, que iniciem operações no Brasil, contratem parte do fornecimento de produtos e serviços internamente.

“Essas discussões contribuem para o fortalecimento das empresas e estaleiros brasileiros, que são os fornecedores locais, garantindo a manutenção de empregos e a geração de renda do setor. Observamos que muitas empresas estão abrindo mão do conteúdo local, e nesse encontro com a Equinor pudemos mostrar que temos condições de suprir essa demanda com a participação de grandes empresas, como é o caso do Estaleiro Jurong e da Imetame, que já têm grande destaque nessa área e se colocaram à disposição para atendimentos”, comentou a assessora.

Outro evento que contou com a participação da Sedes, nessa segunda-feira, foi a reunião com empresários, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. A assessora especial da Secretaria expôs a importância das operadoras locais se preparem para as atividades de descomissionamento de plataformas.

“O descomissiinamento vai gerar nova fonte de renda e oportunidades para os operadores locais. São esperados vultosos investimentos da Petrobras neste setor e as empresas que tiveram mais preparadas certamente terão as melhores chances. É hora de as empresas locais buscarem o aperfeiçoamento para aproveitarem os novos negócios”, explicou Fabrine Schwanz.

A Equinor é uma companhia norueguesa de energia e uma das maiores operadoras offshore do mundo. Detém a operação de quatro blocos exploratórios na Bacia do Espírito Santo, e tem ainda participação em outras áreas operadas pela Petrobras.