Sedu divulga Guia do Estudante com informações sobre mudanças no Ensino Médio

Postado em 25 de maio de 2021


Sedu divulga Guia do Estudante com informações sobre mudanças no Ensino Médio 1
O Guia do Estudante pode ser encontrado no site da Sedu, no menu “Estudante e Família”.

 

A Secretaria da Educação (Sedu) elaborou um Guia do Estudante, com informações essenciais para a compreensão da proposta do Novo Ensino Médio e tudo que ele tem de diferente. Também foi elaborado um Questionário para ser respondido pelos estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais e municipais, com o objetivo de mapear os interesses dos alunos para oferta dos itinerários formativos na Rede Pública Estadual.

Clique AQUI e confira o Guia do Estudante.

O Novo Ensino Médio surgiu a partir da alteração da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), por meio da Lei nº 13.415/2017, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração de parte do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dentre as propostas, considera-se o aprimoramento do protagonismo juvenil e a valorização do projeto de vida do discente, parte fundamental para a valorização da aprendizagem e para o desenvolvimento integral do estudante.

A mudança no formato de oferta tem como objetivo estabelecer uma alteração na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para 1.000 horas anuais, e definindo uma nova organização curricular que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Essa nova organização curricular, diferente da que é ofertada atualmente, é composta por dois blocos: Formação Geral Básica, orientada pela BNCC, comum a todos os estudantes do Ensino Médio, e Itinerários Formativos, flexível, possibilitando maior autonomia para os jovens definirem os rumos de sua educação, de acordo com o que mais se ajusta às aspirações e aptidões e ao seu projeto de vida.

No Espírito Santo, o processo de ampliação da carga horária nas escolas públicas estaduais teve início em 2019, em 17 escolas-piloto, e consolidou-se em 2021, em todas as escolas que ofertam essa etapa de ensino.

A implementação da nova organização curricular terá início, a partir de 2022, para todos os estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio, com a implantação do novo currículo capixaba, reelaborado aos moldes da BNCC, e a partir de 2023, com a implantação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento.

O Guia do Estudante pode ser encontrado no site da Sedu, no menu “Estudante e Família”.

 


Deixe sua Opinião:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe