Sedu oferece 2 mil vagas para a ‘Formação de Nivelamento’

 

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), oferece 2 mil vagas para a “Formação de Nivelamento”, destinada aos profissionais da Rede Estadual. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (06), e devem ser feita no Sistema Gestão de Formações (SGF): CLIQUE AQUI.

A formação será 100% on-line e autoinstrucional e tem como público-alvo coordenadores pedagógicos (CP), professores coordenadores de área (PCA) e professores do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem (PFA), que atuam nas escolas da Rede Estadual.

“É preciso destacar que o conteúdo dessa formação é relevante para todos os membros das equipes escolares, uma vez que auxilia na recomposição e fortalecimento da aprendizagem dos estudantes e garante a equidade nos processos de ensino e aprendizagem”, destacou a gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério da Sedu, Karoliny Mendes da Costa.

Para terem direito à certificação do Cefope, os cursistas deverão visualizar todo o conteúdo e realizar todas as atividades previstas no curso, obtendo rendimento mínimo de 70% da nota prevista nas atividades avaliativas.

Serviço:
Nome do curso: 
Formação de Nivelamento
Período de inscrição: 06 a 17/06/2022
Link de inscrição: http://sgf.sedu.es.gov.br/Views/Autenticacao/Autenticacao
Carga horária: 60 horas

Conteúdos/Tópicos:

Módulo 1 – Avaliação e Apropriação de resultados
Objetivos: Entender o que é o processo de avaliação e os tipos de avaliação; Conhecer a estrutura e a organização das avaliações externas, suas contribuições e o uso dos seus resultados; Conhecer o que são matrizes de referência, competências, habilidades e descritores; Entender os indicadores e resultados para o (re)planejamento na escola.

Módulo 2 – O que é Nivelamento?
Objetivos: Identificar o processo de aprendizagem; Diferenciar igualdade e equidade; Compreender a importância do nivelamento nas escolas; Compreender as etapas de um plano de nivelamento; Compreender a importância de um plano de nivelamento.

Módulo 3 – Possibilidades Metodológicas para o Nivelamento: sequências didáticas e metodologias ativas
Objetivos: Conhecer propostas metodológicas que podem auxiliar no desenvolvimento do nivelamento nas escolas, como sequências didáticas e metodologias ativas; Identificar aspectos importantes de uma sequência didática; Reconhecer etapas fundamentais para a construção de sequências didáticas.

Mais informações: (27) 3636-7825 / 3636-7820