Suzano doa caminhão-tanque para combate a incêndios em Montanha

O municipio de Montanha recebeu um importante reforço no combate aos incêndios em vegetação. Trata-se de um caminhão-tanque doado pela Suzano, renomada empresa especializada na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo de eucalipto.

A cerimônia de entrega ocorreu no dia 18, em conjunto com um evento do governo do estado, durante o qual foram assinadas diversas ordens de serviço para obras no município. Aproveitando essa oportunidade, consultor de Relações Corporativas da Suzano, Leonardo Conde realizou a entrega das chaves do caminhão, na presença do governo e demais autoridades políticas. O veículo possui uma capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água, além de estar equipado com um canhão de aspersão de longo alcance e outras funcionalidades.

Suzano doa caminhão-tanque

Prefeito André Sampaio (PSB), Consultor de Relações Corporativas da Suzano, Leonardo Conde, Governador Renato Casagrande (PSB)

Essa doação é de extrema importância para Montanha, que enfrenta um estado de emergência devido à seca. A região tem sido afetada por um aumento no número de incêndios, o que tem causado prejuízos econômicos e ambientais significativos. Sendo assim, a iniciativa da Suzano é fundamental para auxiliar no combate a esses incêndios.

Suzano doa caminhão-tanque

O prefeito ressaltou a importância dessa doação, especialmente pelo fato de o município não possuir um destacamento do Corpo de Bombeiros. Isso torna o atendimento aos incêndios mais difícil e demorado. Com o novo caminhão-tanque, a prefeitura poderá realizar o primeiro atendimento e impedir que o fogo se alastre enquanto aguarda a chegada dos bombeiros. Em muitos casos, a ocorrência poderá ser controlada sem a necessidade do envolvimento dos bombeiros.

“A prefeitura, com o apoio técnico da Suzano, irá capacitar uma equipe de brigada local, que terá a responsabilidade de fornecer a primeira resposta, evitando que o fogo se espalhe enquanto os bombeiros se deslocam. Em muitos casos, poderemos até mesmo concluir a ocorrência sem a intervenção dos bombeiros”, explicou o prefeito André Sampaio.

Além dos incêndios, a seca também tem causado prejuízos significativos à produção agrícola de Montanha. O município encontra-se em situação de emergência, conforme publicado no Diário Oficial em 26 de dezembro. Estima-se que os danos nas lavouras cheguem a R$ 200 milhões, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O decreto de emergência permite que os produtores rurais renegociem suas dívidas com bancos e outras instituições financeiras.

Além da doação do caminhão-tanque, a Suzano tem apoiado projetos de melhoria da gestão pública em Montanha, em parceria com a Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor). Esses projetos visam à reestruturação administrativa, revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, e definição das Macro Políticas de Avaliação de Desempenho dos Servidores Efetivos da prefeitura, entre outras ações.