Tempo chuvoso persiste no Espírito Santo devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continuará influenciando o clima no Espírito Santo, mantendo o tempo chuvoso até o próximo fim de semana. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os próximos dias serão marcados por céu nublado em todo o Estado, sendo que a sexta-feira (5) promete ser o dia com as chuvas mais intensas.

Tempo chuvoso persiste no Espírito Santo devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul

Na quinta-feira (4), um canal de umidade formado sobre o território capixaba manterá a nebulosidade em todas as cidades, com possibilidade de chuvas ao longo do dia. O vento sopra com moderada intensidade no trecho litorâneo.

No dia seguinte, sexta-feira (5), a instabilidade persistirá devido ao canal de umidade associado à zona de convergência, podendo resultar em chuvas ainda mais intensas em todo o Estado, com potencial para acumulados expressivos. As condições instáveis se manterão no sábado (6) devido à atuação da zona de convergência, prevendo-se novamente chuvas, com possibilidade de maior intensidade na Região Norte.

Somente no domingo (7), o canal de umidade associado à zona de convergência começará a se deslocar do Espírito Santo em direção à Bahia. Apesar disso, o clima instável persistirá devido à umidade trazida pelos ventos costeiros. Espera-se um dia chuvoso em todas as regiões do Estado.

Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta às condições climáticas e tome as precauções necessárias para evitar transtornos causados pelas chuvas, como alagamentos e deslizamentos de terra. É recomendado acompanhar os boletins meteorológicos e seguir as orientações das autoridades locais.