Tragédia no Oceano Atlântico: Vídeo Revela Explosão de Submarino e Desaparecimento de Cinco Ocupantes

Um vídeo chocante que simula a explosão e implosão do submersível da empresa OceanGate no Oceano Atlântico está causando comoção nas redes sociais. Com mais de 24 milhões de visualizações em menos de 24 horas no TikTok, as imagens impressionantes retratam o que teria supostamente acontecido com a embarcação desaparecida. Infelizmente, os cinco ocupantes a bordo, incluindo um bilionário e o maior especialista no naufrágio do Titanic, não sobreviveram à tragédia.

Explosão de Submarino

O vídeo, compartilhado pelo perfil “starfieldstudio” conhecido por suas animações em 3D, utiliza um modelo do próprio submersível da OceanGate. A publicação ocorreu antes mesmo da confirmação da Guarda Costeira dos Estados Unidos, que declarou na tarde desta quinta-feira (22), que todos os destroços encontrados apontam para a implosão catastrófica da embarcação, segundo o contra-almirante John Mauger.

Mas afinal, como ocorre uma implosão? Segundo o professor Gustavo Roque da Silva Assi, da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista ao UOL, implosões acontecem quando um submarino ou submersível ultrapassa o limite de profundidade projetado. Esses veículos são construídos para suportar uma determinada pressão, levando em consideração fatores como o diâmetro, espessura das paredes e o tipo de aço utilizado na fabricação. Caso a pressão externa seja maior do que o submarino consegue suportar, ele entrará em colapso e ocorrerá a implosão.

Outra possibilidade para uma implosão em ambiente de extrema pressão, segundo o pesquisador, é se o veículo entrar em contato com o solo marinho. Em meio a uma pressão muito alta, como nas profundezas do oceano, a estrutura do submarino não seria capaz de suportar a carga externa. Infelizmente, em casos de implosão, a chance de sobrevivência é nula, uma vez que uma falha estrutural em profundidades tão extremas seria catastrófica e fatal para a tripulação.

Entendendo o caso

o submersível apelidado de “Titan” mergulhou nas águas do Oceano Atlântico na manhã de domingo, 18 de junho. A expedição tinha como objetivo explorar os destroços do Titanic, localizados no Atlântico Norte. Cerca de uma hora e 45 minutos após o mergulho, o barco de apoio na superfície, o quebra-gelo Polar Prince, perdeu contato com o submersível. Entre os ocupantes estavam Stockton Rush, presidente da OceanGate, o bilionário Hamish Harding, Shahzada e Suleman Dawood, empresário paquistanês e seu filho, e Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e renomado especialista no naufrágio do Titanic. O submersível foi dado como desaparecido a cerca de 700 quilômetros ao sul de

Tragédia no Oceano Atlântico: Vídeo Revela Explosão de Submarino e Desaparecimento de Cinco Ocupantes

Os tripulantes do submersível (da esquerda para direita): Stockton Rush, CEO da OceanGate; Paul-Henry Nargeolet; Suleman Dawood e seu pai Shahzada Dawood; e o bilionário britânico Hamish Harding – Shannon Stapleton/REUTERS; Reprodução/LinkedIn; Família Dawood; e JANNICKE MIKKELSEN/Jannicke Mikkelsen via REUTERS – Shannon Stapleton/REUTERS; Reprodução/LinkedIn; Família Dawood; e JANNICKE MIKKELSEN/Jannicke Mikkelsen via REUTERS

o submersível apelidado de "Titan" mergulhou nas águas do Oceano Atlântico na manhã de domingo, 18 de junho

o submersível apelidado de “Titan” mergulhou nas águas do Oceano Atlântico na manhã de domingo, 18 de junho

Onde ocorreu o trágico naufrágio do Titanic

São João da Terra Nova, capital da província canadense de Terra Nova e Labrador, na área onde ocorreu o trágico naufrágio do Titanic em 1912.

A comunidade internacional está em luto diante dessa trágica perda e das circunstâncias que envolveram o desaparecimento do submersível e seus ocupantes. As autoridades canadenses e norte-americanas estão trabalhando para investigar as causas exatas do incidente e garantir que medidas de segurança adicionais sejam implementadas para evitar futuras tragédias desse tipo.

Vídeo Revela Explosão de Submarino e Desaparecimento de Cinco Ocupantes, veja o vídeo: