A pré-campanha para as eleições de 2024 em Jaguaré ganhou um novo capítulo com o registro de uma denúncia no Ministério Público Estadual (MPES) contra o vereador Jair Sandrini (PSB). A denúncia, protocolada pela moradora Claudineia Gonçalves Marinho, acusa o parlamentar de ter cobrado propina durante o período em que ocupou a Secretaria Municipal de Saúde, na gestão anterior.

Vereador de Jaguaré é denunciado no Ministério Público por corrupção 1

A denúncia se baseia em áudios e documentos que circulam em grupos de WhatsApp da cidade, nos quais o empresário Juliano dos Santos de Souza, dono de uma empresa prestadora de serviços que tinha contrato com a Secretaria de Saúde, relata ter pago propina a Jair Sandrini.

ÁUDIOS EM GRUPOS DE WHATSAPP

Segundo Claudineia Marinho, no dia 25 de junho deste ano, Juliano dos Santos de Souza encaminhou novos áudios nos grupos de Whatsapp, questionando medida judicial ajuizada por Jair Sandrini, que obrigou a retirada de publicações em páginas de notícias de Jaguaré nas redes sociais Facebook e Instagram das denúncias publicadas; e, na ocasião, reafirmou que Sandrini, quando integrava o Executivo, cobrava propina referente ao contrato que possúia com a Secretaria de Saúde. Relatou, inclusive, “que as ordens de pagamento eram enviadas para o banco Banestes e que, ao receber, efetuava os repasses para o então secretário Jair [Sandrini]”.

Conforme o documento que solicita a investigação da Promotoria da Comarca de Jaguaré, “a noticiante entende que, pela gravidade da situação e pelo fato de que quem efetuou a denúncia nos grupos é o dono da empresa, não se tratando, portando, de boatos ou conversas do tipo “ouvi dizer”, a denúncia merece ber apurada pelo Ministério Público com rigor, até porque, como dito, os áudios do Sr. Juliano [dos Santos de Souza] circularam em diversos grupos de notícias do WhatsApp na cidade de Jaguaré, sendo os fatos de conhecimento público, necessitando ser esclarecidos”.

Claudineia Gonçalves Marinho, autora da denúncia, solicita que o MPES investigue os fatos, incluindo a oitiva de Juliano dos Santos de Souza e Jair Sandrini. A denúncia destaca a gravidade da situação e o fato de que as acusações são feitas pelo próprio empresário, e não por “ouvir dizer”.

O OUTRO LADO

O espaço está aberto para possíveis manifestações do ex-secretário de Saúde de Jaguaré, Jair Sandrini, e do empresário Juliano dos Santos de Souza sobre o assunto abordado nesta reportagem.