Vereador de Nova Venécia Anderson Salvador, inicia jornada de visitas e estará presente nas 57 escolas do município.

Anderson afirma que educação não se faz apenas com a matrícula na escola. Por isso decidiu verificar in loco em todas as escolas de Nova Venécia as reais condições em todos os âmbitos para que tenha em mãos um relatório identificando os principais desafios e buscando soluções reais.

É papel do vereador, fiscalizar a aplicação dos recursos, a alimentação e o transporte escolar; a formação de docentes, as condições de ingresso, a progressão e o piso salarial das carreiras; a qualidade da educação oferecida e o direito de acesso universal à escola, entre outras atividades.

A câmara tem uma importante função no cumprimento das responsabilidades locais para com a área de educação. O sistema de educação do município tem como órgãos principais, em geral, a Secretaria de Educação e o Conselho de Educação, que são órgãos executivos e normativos. Todavia muitos temas tem que passar pelo poder legislativo municipal. Sendo assim, é fundamental que o vereador conheça o tamanho e as características da rede pública de ensino, que acompanhe a execução das políticas de educação pelo gestor municipal da pasta, que exerça a função de fiscalizar a atuação da administração.

Segundo Anderson é preciso garantir a permanência da criança na escola, a qualidade do ensino e a aprendizagem de fato, o pluralismo pedagógico, a valorização do corpo docente da educação, a segurança dos estudantes e dos profissionais da educação.

A educação é uma das áreas que tem mais impacto na vida das pessoas. Além do valor moral de uma comunidade educada, o aumento do número de anos de estudo tem efeitos na geração de oportunidades de empregos e desenvolvimento local, que é a minha bandeira e compromisso com o Veneciano, assim como o aumento da renda e da qualidade de vida.Não tenho dúvidas queo vereador que se preocupa com a educação cumpre um importante papel na sua comunidade. O trabalho delegislar sobre educação e fiscalizar a gestão das políticas e programas da área são funções constitucionais fundamentais e irrenunciáveis. Na área de educação, considerando a legislação nacional e local, o vereador pode atuar em diversas ações. Entre outros objetivos, ele pode pautar sua atuação para:

  1. a) Garantir o direito à educação a todas as crianças e adolescentes, além dos jovens e adultos que não tiveram acesso à escola;
  2. b) verificar se as escolas equipadas, com profissionais bem remunerados e com formação adequada, de forma a oferecer educação de qualidade;
  3. c) Conferir equidade no atendimento escolar da rede municipal, garantindo a presença de todos, com acessibilidade, inclusão e respeito à diversidade;
  4. d) Fiscalizar as ações do Poder Executivo local, garantindo a boa aplicação dos recursos públicos e os resultados positivos da oferta educacional.

Somente no interior, Nova Venécia possui mais de 32 escolas em atividade, sendo um desafio estar presente em todas, devido ao seu tamanho com área territorial de aproximadamente 1.448 km² sendo a 4ª maior cidade do ES, mas isso não me assusta, pelo contrário quanto maior o desafio maior a vontade de fazer a diferença, a escolha de batalhar para uma melhor educação não foi por acaso, é nítido que tudo começa pela educação, se a educação não vai bem, dificilmente as outras áreas também tem sucesso, quanto mais capacitação temos melhor o resultado das ações, quero muito que nossa cidade ofereça mais empregos, mas para isso temos que ter pessoas qualificadas para o pleno exercício das funções.

Anderson, gosta de chegar na escola e encontrar os profissionais, conversar com todos eles, começando com a servente, os braçais até chegar na direção, tenho muito que apreender, apesar de ter formado em 2 faculdades, a parte de gestão de uma escola é de certa forma novidade, mas tenho me dedicado com leituras, compartilhando conhecimento e tudo isso nos fortalece para que seja possível desempenhar um trabalho do tamanho da expectativa do Veneciano.

Anderson também Criou um conselho do mandato, aonde sereúne com muita frequência para debater a educação, conselho formado por vários membros todos ligados a educação, nele é possível evoluir e tem sido de suma importância para o mandato.

O vereador precisa andar, conhecer a realidade de sua cidade, todavia precisa estar sempre buscando por informações de aplicação do recurso público, durante as sessões, protocolando requerimentos para que possa fazer avaliações finaliza Salvador.