Vereador de Pinheiros antecipa informação de que Sesa vai emitir alerta para explosão de casos de dengue no Espírito Santo

O vereador de Pinheiros Lucas Sá (PDT) manifestou preocupação com os casos de dengue que podem explodir na cidade após as fortes chuvas que atingem todo o Espírito Santo. Autor da lei que determina a limpeza de lotes pela prefeitura e a notificação dos proprietários, Lucas Sá emitiu na segunda sessão da Câmara de Vereadores nesta última segunda-feira, dia 19 de fevereiro.

A previsão para esta quarta-feira é de 90% de chuva com máxima de 28° e mínima de 24°. Amanhã, quinta-feira a previsão é de 90% de chuva, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

Vereador de Pinheiros antecipa informação de que Sesa vai emitir alerta para explosão de casos de dengue no Espírito Santo

O vereador Lucas SÁ (PDT) de Pinheiros convocou mutirão e lembrou de lei de sua autoria que autoriza Prefeitura a limpar terrenos e depois cobrar do proprietário

“Pinheiros está na classificação da Secretária de Estado da Saúde em incidência média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) com 252 casos. Nosso objetivo com este mutirão é evitar mortes e que o município suba para a classificação de incidência alta como São Mateus, Ecoporanga, Colatina e a capital Vitória”, destacou o vereador.

DUAS MORTES

A emissão do alerta urgente para a comunidade de Pinheiros tem fundamento. É que dois casos de morte provocados pela dengue já foram notificados. O primeiro foi em Laranja da Terra e o outro em Linhares.

Com o aumento alarmante dos casos de dengue na região, o parlamentar ressalta a importância da participação ativa e contínua dos moradores na prevenção da doença.

“Em minha casa, já verifiquei junto com meus filhos os possíveis focos de proliferação do mosquito. Como temos 2 cachorros e planta no quintal, vistoriamos estes locais e estamos limpando diariamente o recipiente que os animais bebem água. Fazer a manutenção destes recipientes todos os dias é muito importante”, falou Lucas.

A legislação proposta por Lucas Sá visa combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com a nova lei, os proprietários de lotes são obrigados a mantê-los limpos, e caso não cumpram essa obrigação, a prefeitura é autorizada a realizar a limpeza, cobrando os custos do responsável.

No discurso na Câmara de Vereadores na última segunda-feira, Lucas informou que a notificação que o proprietário recebe não é multa e sim um aviso para o mesmo limpar e roçar o terreno em 15 dias.

“É crucial que os moradores fiscalizem seus arredores e denunciem qualquer local suspeito de abrigar criadouros do Aedes aegypti”, finalizou Lucas Sá.

Secretaria de Agricultura, Obras, Urbanismo e Meio Ambiente: (27) 3765-2500. Secretaria de Saúde: (27) 3765-1222 [email protected]