Aliado tenta impedir perda de direitos políticos de Arthur do Val

A Casa analisa a quebra de decoro de Do Val após falas sexistas sobre mulheres ucranianas..

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou, nesta terça-feira (3), a continuidade do processo de pedido de cassação de Arthur do Val (União Brasil-SP).

A Casa analisa a quebra de decoro de Do Val após falas sexistas sobre mulheres ucranianas, com a divulgação de áudios no início de março deste ano, depois da viagem do ex-deputado ao país em guerra.

Durante a reunião da CCJ, o deputado Milton Leite Filho, do mesmo partido de Arthur do Val, pediu apenas uma suspensão, o que geraria a perda temporária do mandato.

Na defesa de seu argumento, Leite Filho comparou o caso do aliado ao episódio de assédio do deputado Fernando Cury (Cidadania) contra a deputada Isa Penna (PCdoB), em dezembro de 2020.

Segundo Leite, com uma punição diferente, os deputados demonstraram "dois pesos e duas medidas", o que seria injusto com o aliado..

Do Val foi à Ucrânia com Renan dos Santos, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), para acompanhar os ataques da Rússia.