Xiaomi lança carregador ultra-rápido: 100% de carga em 5 minutos

A Xiaomi revelou uma tecnologia avançada de carregamento rápido de bateria de 300W, permitindo que os usuários carreguem completamente seus smartphones em apenas cinco minutos. A novidade foi apresentada durante o MWC 2023 em Barcelona, mas ainda não há informações sobre quando estará disponível para o público.

A Xiaomi já havia lançado uma tecnologia de carregamento rápido de 210W no Redmi Note 12 Explorer, que carrega completamente a bateria em pouco mais de 10 minutos. Logo depois, a Realme apresentou seu modelo GT Neo 5, com um carregamento rápido de 240W capaz de carregar o celular em 10 minutos.

Xiaomi lança carregador ultra-rápido: 100% de carga em 5 minutos

Carregamento de 300 W da Xiaomi Reprodução/Redmi

Com funciona

O funcionamento da nova tecnologia da Xiaomi foi demonstrado usando um celular Redmi Note 12 Pro+ modificado com uma bateria de 4.100mAh, que originalmente possui quase 5.000mAh e é compatível com um carregador de 120W que leva cerca de 20 minutos para carregar completamente a bateria. Durante a apresentação, a bateria do celular atingiu 20% em pouco mais de um minuto, 50% em dois minutos e 12 segundos e 100% em apenas 4 minutos e 55 segundos. O medidor de energia mostrou que o carregador recebeu mais de 290W de energia, sustentando pouco mais de 280W por cerca de dois minutos.

Menos calor, menor tamanho

A bateria agora utiliza células 15C mais potentes do que as células de 10C usadas anteriormente, juntamente com novos materiais de carbono que reduzem a espessura dos eletrodos em 35%. As células 15C são ultrafinas e são empilhadas com materiais térmicos para otimizar a dissipação de calor e reduzir o uso do espaço interno.

Além disso, a nova fórmula de eletrólito aumenta a densidade da bateria e a taxa de carga e descarga, enquanto reduz a quantidade de calor produzida no processo. A Xiaomi afirma que existem mais de 50 recursos integrados ao sistema para manter o controle da corrente, tensão e temperatura de cada chip de carregamento, garantindo a segurança do usuário.

Embora haja preocupações em relação à vida útil das baterias com a maior potência de carregamento, a Xiaomi ainda não divulgou informações sobre esse assunto.

O texto foi elaborado com base em informações divulgadas nos sites Engadget e Android Authority.