error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe

14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo


14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo. Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo do Estado concluiu a implementação de 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJ) nas dez cidades do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. As últimas unidades foram entregues em Cariacica e em Vila Velha.

14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo

Cariacica ganhou dois CRJs em Castelo Branco e em Flexal. Já em Vila Velha, foi implantado o CRJ São Torquato. Os CRJs Cariacica, Flexal e São Torquato já ofertam gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, além de disponibilizar computadores e internet para jovens de 15 a 24 anos.

Modernos e acolhedores, os três CRJs têm salas humanizadas, laboratório criativo, além de ofertar planos de trabalho e de vida, passeios, passagens municipais e interestaduais, entre outros serviços prestados nas áreas da cultura, lazer, trabalho e direitos humanos.

Tudo isso com alguns diferenciais. O CRJ Cariacica conta com uma quadra poliesportiva, onde os jovens podem praticar esportes e ter diversas atividades de lazer. Já o CRJ Flexal tem um amplo jardim, perfeito para eventos. O CRJ São Torquato, que dispõe de três pavimentos, tem uma mesa de pingue-pongue profissional.

“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Já inauguramos todos os CRJs que planejamos. Eles estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Esses equipamentos são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Todos os CRJs contam também com uma equipe interdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que estão preparados para receber e encaminhar as demandas das juventudes.

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) executa essa política pública com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). No CRJ Cariacica, a parceria é com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Social (Cieds). Já no CRJ Flexal é o Instituto Raízes que soma força para o atendimento às juventudes. O Instituto Ellos é a entidade que atua no CRJ São Torquato.

 

Serviço: 

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cariacica

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e eventualmente aos sábados.

Local: Rua Che Guevara, nº 191, no bairro Castelo Branco, Cariacica, em frente ao Material de Construção Fire.

Telefone: (27) 3284-3822.

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Flexal

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, e eventualmente aos sábados.

Local: Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, em Flexal II, Cariacica. Fica no imóvel onde funcionou a antiga Casa das Irmãs.

Telefone: (27) 99893-3257

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Torquato

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, e eventualmente aos sábados.

Endereço: Rua César Alcure, 166, em São Torquato, Vila Velha.

Telefone: (27) 99964-8066

 

Estado Presente : 14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os Centros de Referência das Juventudes representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. Com capacidade para atender a mais de 65 mil jovens por ano, os CRJs são espaços de integração e potencialização das juventudes.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo do Estado inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, em Vila Velha, em setembro de 2021. Em dezembro do ano passado, inaugurou o CRJ Feu Rosa, na Serra. Em março de 2022, foi inaugurado o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga. Já em abril, foram a vez dos CRJs Aracruz, no Centro do município, e São Mateus, no bairro Ayrton Senna, além de Guarapari, no bairro Kubischek.

Em junho deste ano, foram inaugurados os CRJs Linhares, Colatina, Novo Horizonte (Serra). Já em julho, foi a vez dos CRJs Território do Bem, São Pedro (ambos em Vitória) e Cariacica começarem os trabalhos. Em agosto, foi a vez do CRJ Flexal dar início ao trabalho em sua sede, localizada em Flexal II. O último CRJ ianugurado foi o São Torquato, em setembro deste ano.

Saiba mais em www.juventudes.es.gov.br.


error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe