14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo

14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo. Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo do Estado concluiu a implementação de 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJ) nas dez cidades do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. As últimas unidades foram entregues em Cariacica e em Vila Velha.

14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo

Cariacica ganhou dois CRJs em Castelo Branco e em Flexal. Já em Vila Velha, foi implantado o CRJ São Torquato. Os CRJs Cariacica, Flexal e São Torquato já ofertam gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, além de disponibilizar computadores e internet para jovens de 15 a 24 anos.

Modernos e acolhedores, os três CRJs têm salas humanizadas, laboratório criativo, além de ofertar planos de trabalho e de vida, passeios, passagens municipais e interestaduais, entre outros serviços prestados nas áreas da cultura, lazer, trabalho e direitos humanos.

Tudo isso com alguns diferenciais. O CRJ Cariacica conta com uma quadra poliesportiva, onde os jovens podem praticar esportes e ter diversas atividades de lazer. Já o CRJ Flexal tem um amplo jardim, perfeito para eventos. O CRJ São Torquato, que dispõe de três pavimentos, tem uma mesa de pingue-pongue profissional.

“Esta é mais uma importante entrega do Governo do Estado para as juventudes. Já inauguramos todos os CRJs que planejamos. Eles estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Esses equipamentos são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga das juventudes que se concretizou”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Todos os CRJs contam também com uma equipe interdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que estão preparados para receber e encaminhar as demandas das juventudes.

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) executa essa política pública com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). No CRJ Cariacica, a parceria é com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Social (Cieds). Já no CRJ Flexal é o Instituto Raízes que soma força para o atendimento às juventudes. O Instituto Ellos é a entidade que atua no CRJ São Torquato.

 

Serviço: 

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cariacica

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h, e eventualmente aos sábados.

Local: Rua Che Guevara, nº 191, no bairro Castelo Branco, Cariacica, em frente ao Material de Construção Fire.

Telefone: (27) 3284-3822.

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Flexal

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, e eventualmente aos sábados.

Local: Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, em Flexal II, Cariacica. Fica no imóvel onde funcionou a antiga Casa das Irmãs.

Telefone: (27) 99893-3257

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Torquato

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, e eventualmente aos sábados.

Endereço: Rua César Alcure, 166, em São Torquato, Vila Velha.

Telefone: (27) 99964-8066

 

Estado Presente : 14 CRJs já estão em pleno funcionamento no Espírito Santo

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Os Centros de Referência das Juventudes representam a principal ação do Eixo de Proteção Social do Estado Presente. Com capacidade para atender a mais de 65 mil jovens por ano, os CRJs são espaços de integração e potencialização das juventudes.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo do Estado inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, em Vila Velha, em setembro de 2021. Em dezembro do ano passado, inaugurou o CRJ Feu Rosa, na Serra. Em março de 2022, foi inaugurado o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga. Já em abril, foram a vez dos CRJs Aracruz, no Centro do município, e São Mateus, no bairro Ayrton Senna, além de Guarapari, no bairro Kubischek.

Em junho deste ano, foram inaugurados os CRJs Linhares, Colatina, Novo Horizonte (Serra). Já em julho, foi a vez dos CRJs Território do Bem, São Pedro (ambos em Vitória) e Cariacica começarem os trabalhos. Em agosto, foi a vez do CRJ Flexal dar início ao trabalho em sua sede, localizada em Flexal II. O último CRJ ianugurado foi o São Torquato, em setembro deste ano.

Saiba mais em www.juventudes.es.gov.br.