Regime de colaboração dá suporte a professores no processo de alfabetização dos estudantes capixabas

Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, distribuiu materiais didáticos do Paes para todas as escolas da rede pública capixaba

 

Nesta quarta-feira (08), é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, uma importante etapa de escolarização dos estudantes. As escolas públicas do Estado contam com o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, com o objetivo de apoiar os professores das redes Estadual e municipal no processo de alfabetização dos estudantes capixabas.

A premissa é assegurar educação de qualidade para todos os estudantes capixabas, por meio de ações conjuntas entre o Estado e os municípios. Para alcançar os objetivos, o Paes fomenta ações a fim de promover a melhoria contínua da aprendizagem. Essas ações estão divididas em três eixos de atuação: apoio à gestão; fortalecimento da aprendizagem; e planejamento e suporte.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, distribuiu materiais didáticos do Paes para todas as escolas da rede pública capixaba, por meio das secretarias municipais da Educação. O material didático complementar do Paes é um recurso pedagógico que oferece subsídio ao trabalho do professor, para que aconteça o desenvolvimento da aprendizagem do estudante de forma significativa e equânime, levando em consideração a singularidade dos estudantes.

O material propõe uma rotina didática para as salas de alfabetização, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, trazendo atividades de leitura, escrita e produção de textos. Foi estruturado a partir de tempos didáticos que orientam o docente em dois momentos: tempo de leitura e oralidade e tempo de escrita. Ambos, são contemplados no material do aluno e no material do professor, expressando a perspectiva de alfabetização e letramento imersa nas práticas socioculturais de oralidade, leitura e escrita, abordadas no currículo do Espírito Santo para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A disponibilização do material didático complementar, intitulado “Coleção Paes”, é para todos os estudantes e professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública capixaba. Somado à formação do ciclo de alfabetização, o material contribui para o fortalecimento da aprendizagem, potencializando, assim, o regime de colaboração entre Estado e municípios, no sentido de assegurar o direito de aprender das crianças capixabas.

O material foi resultado da parceria com o Governo do Ceará, sendo ressignificado por profissionais da Rede Estadual de Ensino capixaba, que buscaram aproximar esse recurso pedagógico da realidade sociocultural, perspectivas metodológicas e práticas de alfabetização do território.

É destinado a quem?

Destinado a estudantes e professores dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, o material didático complementar do Paes tem como objetivos:

– A alfabetização das crianças na perspectiva do letramento;

– Formar professores no contexto da prática;

– Propor uma rotina didática com a organização dos tempos didáticos;

– Atividades e aplicabilidade em sala de aula;

– Orientar pedagogos e professores sobre a utilização do material didático complementar.

A proposta do material didático complementar está pautada em três eixos:

Linguística; Apropriação do sistema de escrita alfabética; e Organização didática e materiais.