error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe

A luta diária de um Linharense com a síndrome de pica


Um morador de Linhares de 41 anos, apelidado de João (ele resolveu preservar sua identidade) que tinha uma condição rara chamada síndrome de pica. Essa condição fazia com que ele tivesse um desejo compulsivo de comer coisas não comestíveis, como terra, giz, papel, plástico e até mesmo cabelo. João sofria com essa condição desde a infância, mas seus pais sempre achavam que era apenas uma fase e não se preocuparam muito com isso.





 

No entanto, à medida que João crescia, sua compulsão por comer coisas estranhas só aumentava. Ele tentou esconder sua condição dos amigos e da família, mas era difícil controlar o desejo de comer objetos que não eram alimentos. João tinha vergonha de sua condição e temia ser julgado e rejeitado pelos outros.

Apesar da vitima não ter revelado seu nome completo nem mais detalhes sobre sua vida, sabemos que ele buscou ajuda médica e foi diagnosticado com a síndrome de pica. O médico explicou que essa condição é causada por uma deficiência nutricional ou um desequilíbrio químico no cérebro. Embora não haja cura para a síndrome de pica, existem tratamentos que podem ajudar a controlar a compulsão por comer coisas não comestíveis.

João começou a frequentar um grupo de apoio para pessoas que sofrem de síndrome de pica e, aos poucos, encontrou um lugar onde se sentia compreendido e aceito. Ele também passou a fazer terapia para lidar com os sentimentos de vergonha e isolamento que a condição lhe causava.





 

Com o tempo, João aprendeu a controlar sua compulsão por comer coisas não comestíveis. Ele adotou uma dieta rica em nutrientes e encontrou maneiras saudáveis de lidar com o estresse e a ansiedade. Embora a síndrome de pica ainda fosse parte de sua vida, João aprendeu a viver com ela e a encontrar a felicidade e a realização em outras áreas de sua vida.

O Que é Síndrome de pica

A síndrome de pica é uma condição rara e incomum que afeta principalmente crianças e mulheres grávidas. Acredita-se que a síndrome seja causada por deficiências nutricionais, problemas mentais, problemas no desenvolvimento ou simplesmente hábitos adquiridos.

As pessoas com síndrome de pica têm um forte desejo de comer substâncias não alimentares, como terra, areia, pedras, giz, cabelo, papel, plástico, entre outros. É importante que essas pessoas busquem ajuda médica para evitar complicações de saúde e lidar com a condição de forma adequada.





 

Tratamento da pica

  • Às vezes, modificação do comportamento

  • Tratamento de deficiências nutricionais e outras complicações

Técnicas de modificação de comportamento podem ajudar, mas pouco se sabe sobre tratamentos específicos desse transtorno. Técnicas de modificação de comportamento ajudam a pessoa a desaprender comportamentos indesejáveis enquanto aprende comportamentos desejáveis.

As deficiências nutricionais e complicações são tratadas. Obstruções do trato digestivo podem necessitar de cirurgia.

A pica pode durar muitos meses e, depois, desaparecer espontaneamente, sobretudo em crianças.





 





 
error: O conteúdo está protegido !! Compartilhe