Zero açúcar. As refeições servidas às 4,5 mil crianças com até 3 anos de idade nas escolas da Prefeitura de Linhares agora são livres de açúcares e ultraprocessados. O município, desde 2021, vem retirando gradativamente os produtos do cardápio escolar para aceitação dos alunos e, a partir do segundo semestre, o achocolatado será substituído por cacau em pó, atendendo 100% o que é preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação, Lorena Santos Teixeira, disse que as refeições são adoçadas com uva passas, maçã e banana.

“A escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança, considerando o tempo em que elas estão naquele espaço. Essas são medidas que tem como objetivo auxiliar na formação de hábitos alimentares saudáveis, promover saúde, prevenir e controlar a obesidade em crianças e adolescentes”, comentou a nutricionista.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou a Resolução CD/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, que atualiza as normas para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para garantir um cardápio saudável aos alunos de todas as etapas da educação básica pública, por meio do aumento da oferta de alimentos naturais e restrição de produtos processados.

A norma também aumenta a restrição de produtos cárneos como embutidos, aves temperadas, empanados, pratos prontos, e também de conservas, bebidas lácteas com aditivos ou adoçados, legumes ou verduras em conserva, biscoito, bolacha, pão, bolo, margarina e creme vegetal.