Governo do Estado é destaque em revista especializada em gestão social

 

O compromisso do Governo do Estado com a assistência e o desenvolvimento social no Espírito Santo ganhou o reconhecimento nacional. O destaque foi durante a Reunião Descentralizada do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado de Assistências Social (Fonseas), que aconteceu nessas quinta-feira (17) e sexta-feira (18), em Vitória.

O encontro, que contou com a presença dos secretários estaduais de assistência de todo país, abordou o tema o “Balanço do Sistema Único de Assistência Social e desafios na retomada do pacto federativo: o papel estratégico dos estados”. Durante o evento, além das conferências e debates, aconteceu o lançamento da revista Gestão Social, publicação especializada em destacar ações e inovações das gestões estaduais no âmbito da assistência.

O Espírito Santo foi destaque na publicação pelas ações de enfrentamento da extrema pobreza, principalmente durante os períodos mais críticos da pandemia. O tripé de ações estratégicas utilizado pelo Governo do Estado para diminuir o impacto social e econômico como o Cartão ES Solidário, a reformulação do Bolsa Capixaba e o Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), ganhou espaço destacado na publicação, especializada em elencar inovações das gestões estaduais de todo Brasil.

Além dessas iniciativas, a gestão capixaba também foi citada em um artigo que trata da execução do CapacitaSuas, o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), que tem por objetivo garantir oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Suas.

“O Espírito Santo é um estado pequeno em proporções geográficas, mais muito ousado e corajoso”, afirmou a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social , Cyntia Figueira Grillo, que é presidente do Fonseas. “Aqui temos uma gestão estadual que é municipalista e que acredita profundamente na ampliação e fortalecimento do papel da assistência dentro das políticas públicas, em todos os âmbitos federativos”, afirmou.