Prefeitura de Montanha Mobiliza Comunidade Contra Violência à Pessoa Idosa

A Prefeitura de Montanha através da Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), realizaram na manhã de hoje, 19 de outubro, um evento focado no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. A ação foi realizada no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), no Cras de Montanha e contou com a presença de várias autoridades do Estado e do município.

Prefeitura de Montanha Mobiliza Comunidade Contra Violência à Pessoa Idosa

A solenidade faz parte da Operação Nacional “Virtude” coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Organizada pela PCES, por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM), de forma integrada com as Delegacias Especializadas de Atendimento a Pessoa Idosa e com a Polícia Militar (PMES), o momento foi importante para reforçar sobre o assunto, que, infelizmente, ainda é muito comum na vida desse grupo.

Prefeitura de Montanha Mobiliza Comunidade Contra Violência à Pessoa Idosa

Foi entregue ao público um folder com orientações que ajuda as pessoas a entender sobre o assunto, entre eles, quais atitudes são consideradas violência contra o idoso, bem como sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e os contatos das delegacias do Estado especializadas na proteção à pessoa idosa. Vale reforçar, que a população considerada idosa, são pessoas com idade a partir de 60 anos.

De acordo com o delegado, Roberto Fanti, da Delegacia da Mulher de São Mateus e Conceição da Barra, pontuou que é uma operação de conscientização, prevenção e apuração de denúncias anônimas. “O idoso que tiver os direitos violados, ele tem a seu favor do Disque 100, as delegacias da Polícia Civil, o 190 em casos de flagrante. Todos esses meios estão à disposição da população para buscar ajuda anonimamente ou presencial e conseguimos apurar e atuar nos casos”.